A última quarta-feira (14) coroou um projeto de literatura infantil iniciado em 2023, na Escola de Ensino Básico Prof. Alexandre Sérgio Godinho, em Biguaçu, que uniu a obra de Antoine de Saint-Exupéry ao prazer da leitura e às artes plásticas. Também focado na história da passagem do escritor e aviador por Florianópolis, em 1930.
A ocasião foi marcada pela inauguração de um mural de 10 metros, idealizado pelos alunos sob o acompanhamento e instruções do Instituto Luciano Martins. Tudo com a orientação de Martins e de Rodrigo Gambin, artista parceiro na eternização da obra dos pequenos. Todo o projeto foi viabilizado pela professora Mônica Cristina Corrêa, uma das maiores especialistas na obra de Saint-Exupéry no Brasil e presidente da Associação Memória da Aeropostale – AMAB, com sede em Florianópolis.
O evento teve a presença dos pilotos franceses Jean-Philippe Mayol e Magali Rebeaud, que visitaram Santa Catarina pela primeira vez. Mayol, é tenente-coronel da Reserva Cidadã da Força Aérea Francesa e cofundador da Associação Asas do Pequeno Príncipe, que realiza voos recreativos para crianças com deficiência ou doenças graves. Magali Rebeaud é piloto civil e guia no Museu do Ar Le Bourget, além de gerente de comunicações e projetos do Aeroclube de França.
“A iniciativa dos educadores de Biguaçu, atrelando também ao projeto as artes plásticas, fez os alunos criarem uma série de desenhos baseados no que as mensagens de O Pequeno Príncipe podem contribuir para uma realidade melhor ao município. Um incentivo à literatura e à história da nossa região”, afirma Martins, que orientou os alunos a criar baseados nos valores eternos da obra prima de Saint-Exupéry.
André Seben