“Luciano Martins 200 anos depois”

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Hoje Luciano Martins embarca para Portugal, onde irá expor pela segunda vez no país. Convidado pela Activ Trades, o artista irá expor no Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO), na cidade de Porto, a exposição “Luciano Martins 200 anos depois”, uma referência à comemoração dos 200 anos de independência do Brasil.

A coleção terá algumas reproduções de obras que remetem ao Brasil, como  “O Jogador“, ” O Torcedor“, “Nossa Sra. Aparecida“, “Lampião e Maria Bonita“, “Sentimentos no Rio“, “Floripa dos Meus Olhos“, entre outras.

E lá se vão 200 anos…

Depois que o meu tataravô Joaquim Pereira Martins sal de Póvoa de Varzim, na região de Porto, em Portugal, rumo ao Brasil, a família cresceu bastante e seus descendentes se multiplicaram. Desde então, muitas coisas aconteceram, a começar pelo grito de independência de Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga. Nessa época, o Brasil já apresentava arte do mais alto nível: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Alejadinho, importante nome do barroco, já havia deixado trabalhos exuberantes por muitas igrejas no interior de Mina Gerais.

Desta linda relação com Portugal, e do legado da língua portuguesa, e 1839 nascia um dos maiores escritores brasileiros, Joaquim Maria Machado de Assis! Considerado o introdutor do realismo no Brasil, sua obra foi de fundamental importância para as escolas literárias brasileiras do século XIX e XX. Depois dele, muitos outros trataram de escrever nossa história nesta língua tão rica! Lima Barreto, Drummond, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Guimarães Rosa, entre muitos outros.

Enquanto a literatura flertava com a poesia, surgiram inúmeros movimentos culturais que iam forjando nossa identidade verde e amarela. E isso, foi o que a Semana de Arte Moderna, em 1922, estava propondo- quebrar paradigmas na sociedade e criar uma linguagem nova para o cenário cultural do nosso país. Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Oswaldo de Andrade, Mario de Andrade, Monteiro Lobato, Clarice Lispector entre outros tantos talentos, romperam com a estética da arte acadêmica, especialmente do parnasianismo.

Nestes 200 anos de história, a trilha sonora foi ampliando a voz do nosso povo. Do samba de Pixinguinha, Noel Rosa e Cartola, passamos pela Bossa Nova de Tom Jobim, Vinícius e João Gilberto, e chegamos a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa que, em 1968, com aquela música colorida que misturava rock e a poesia concretista a elementos tradicionais, ficou conhecida como “tropicalismo”! Eles realmente defendiam a “brasilidade”, bebiam na fonte do movimento antropofágico promovido pelos artistas modernistas.

E é neste Calidoscópio de influências culturais, que eu trago de volta para Portugal, aqui no Museu e Igreja da Santa Casa de Misericórdia do Porto, a minha arte. Nunca tive a certeza se todas as tintas da minha paleta alcançariam tais diversidades do nosso povo. Uma grande mistura de tudo isso que já vivemos, com um olhar apaixonado de quem ama a nossa história.

Luciano Martins

Abertura: 18 de maio de 2022 às 20h

Endereço: Rua das Flores, 15, 4050-265 Porto- Portugal

Compartilhe essa notícia:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Política de Privacidade e Segurança

O site Luciano Martins preza pela segurança e privacidade, tendo como compromisso garantir que as informações cadastradas no site serão utilizadas apenas para melhorar a experiência de navegação e manter os usuários/clientes atualizados sobre notícias, lançamentos e promoções.

Para realizar compras no site são solicitadas informações cadastrais, necessárias para que os pedidos cheguem até o cliente da melhor forma possível. O e-mail é solicitado com o intuito do cliente receber informações sobre seus pedidos e, quando autorizado, para o envio de comunicados sobre promoções, lançamentos e ofertas exclusivas. O site Luciano Martins não envia e-mails solicitando dados de cadastro ou financeiros de clientes, tampouco solicita que cliquem em links ou proceda com a instalação de quaisquer outros programas de computador ou dispositivo móvel.

O site faz uso de cookies, que são pequenos arquivos de dados que trazem informações sobre sua experiência e navegação pelo site. Estes cookies não armazenam seus dados pessoais e se você preferir, pode apagá-los sempre que quiser, através do seu browser.

Para garantir uma operação com alto padrão de segurança, todos os dados do seu procedimento de cadastro e compra são transmitidos em links de navegação segura, isto é, são criptografados utilizando certificado SLL (Secure Socket Layer), que é um método padrão usado na Internet para proteger as informações transmitidas entre usuários da web e sites. As informações relativas à cartão de crédito não são armazenadas em nossos sistemas e o processamento de dados para aprovação é feito diretamente pelas administradoras de cartões e pelos bancos.